O que é um teste de usabilidade remoto?

 

 “Na web, usabilidade é uma condição necessária para a sobrevivência” – Jakob Nielsen

1. Definindo os termos: USABILIDADE e REMOTO

“Usabilidade” é termo usado para avaliar quão fácil e agradável é utilizar um produto ou ferramenta, como um site ou um app. Se um site é difícil de usar, o cliente sai da página. Simples assim.

“Remoto” é um termo que indica que não há interação face-a-face. Um teste remoto, geralmente feito através de um telefone ou computador, permite estudar o comportamento de usuários de qualquer lugar do mundo, através de questionários, compartilhamento de tela enquanto o cliente navega no site, gravação de áudio e vídeo.

2. Por que fazer um teste de usabilidade remoto no seu site ou app?

  • Praticidade para saber a opinião dos usuários e corrigir seu sistema: quanto melhor a usabilidade, menor o abandono e maior sua receita
  • Diversidade geográfica dos usuários: selecione usuários onde quer que eles estejam
  • Maior espontaneidade do usuário: não mostrar a cara e fazer o teste em seu próprio ambiente tendem a propiciar feedbacks mais sinceros por parte dos usuários
  • Rapidez nos resultados
  • Melhor custo-benefício

3. A quem se destina

  • Gerentes de produtos
  • Analistas de testes
  • Equipes de marketing
  • Pesquisadores
  • Desenvolvedores

4. Exemplo de um teste de usabilidade remoto (vídeo)

5. Teste de usabilidade remoto: a ferramenta a seu dispor

A qualquer hora é possível e válido testar um site ou app para saber onde estão agradando e onde os clientes estão tendo problemas. Esse acompanhamento é essencial para atingir e manter sucesso online em tempos de constantes mudanças. A qualquer hora, desde que não seja tarde demais.

Testaisso – Usabilidade para todos.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


nove + 8 =