O que acontece quando você não faz um teste de usabilidade

usuário frustrado Respondendo de forma curta e grossa: Todos perdem. A equipe de marketing não converte tanto quanto esperava, a equipe de vendas não vende quanto esperava, a equipe técnica tem que consertar problemas no sistema já em produção (custo elevado) além de perder tempo com reuniões desnecessárias. Por último, a equipe de atendimento acaba sofrendo com o alto número de reclamações desnecessárias.

Dito isso, chegamos a seguinte fórmula para calcular o custo de um projeto que não leva em consideração a opinião do usuário:

Custo = Problemas técnicos Oportunidades perdidas Desperdício de tempo da equipe

O que acontece quando você não realiza um teste de usabilidade?

1. Péssima impressão e baixa conversão. O usuário não entende o objetivo do sistema causando abandono imediato, deixando de comprar e potencialmente compartilhando sua impressão negativa com seus colegas.

2. Redução em vendas. O usuário não consegue finalizar o processo de compras por diversos motivos que você só descobre se “pegar no braço dele” e perguntar, em outras palavras, através de testes de usabilidade.

3. Má gestão Truck best-driving-school.com Companies With Schools. dos recursos técnicos implementados. Imagina desenvolver um sistema levando em conta somente o achismo da equipe e não o feedback de quem realmente irá usar?

4. Maior tempo gasto em discussões sobre recursos a serem implementados ocasionando em tempo perdido com reuniões desnecessárias sobre recursos desnecessários.

5. Maior tempo gasto para redesenhar o sistema com recursos inutilizados. Quanto mais tarde, mais caro o custo para implementar os recursos sugeridos pelos usuários.

6. Aumento de chamados técnicos devido a falta de informação ou problemas funcionais e contextuais.

Um site com problemas gera questionamentos desnecessários sobrecarregando equipes de atendimento. As vezes, um detalhe como uma instrução, botão ou link pode gerar inúmeros chamados.

Foi se o tempo quando conduzir testes de usabilidade era um processo custoso e demorado. Além de econômico, seu custo pode ser balanceado em relação à quantidade de benefícios atingidos. Quando os problemas são identificados ainda no protótipo do produto, os custos da mudança são bem mais baixos. É importante a utilização de boas ferramentas para conduzir testes de usabilidade o mais cedo possível no processo de desenvolvimento mas sempre levando em conta a opinião do usuário, afinal, ele será o utilizador e não você e seus olhos viciados!

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