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Blog do Testaisso

A importância do teste de concorrência no e-commerce

Usabilidade
Crédito da imagem: galateia.com.br

Nos dias de hoje, as pessoas valorizam muito a experiência de compra e não somente o preço do seu produto. Se não estão felizes por qualquer motivo, a concorrência está a um clique de distância.

Nesse post vamos conversar sobre a jornada do consumidor, como ela é importante para entender seus clientes e porque o teste de concorrência é fundamental para aumentar suas vendas.

Começamos com a jornada do consumidor

Resumidamente, a jornada do consumidor é o processo entre a descoberta da necessidade de comprar um certo produto até a finalização da compra do mesmo. As pessoas quando compram, já sabem que você tem o melhor produto. Isso porque elas já pesquisaram sobre o produto, já pediram opiniões dos amigos e estudaram os concorrentes. Quando você perde uma venda, pode se assumir que você não tem a melhor oferta. Mas eu tenho o melhor preço na internet e ofereço frete grátis, por que não estou vendendo? A resposta pode estar no teste de concorrência.

No teste de concorrência, colocamos usuários anônimos dentro do seu público alvo para testar sua loja com seus principais concorrentes. O objetivo dessa técnica tem como descobrir:

  • O que gostam/não gostam nos concorrentes.
  • Como enxergam sua marca vs marcas concorrentes.
  • O que a concorrência faz de melhor ou pior.
  • Qual empresa é a favorita e o mais importante: por quê.
  • Como interagem com seu site vs sites concorrentes.
  • E talvez a mais importante, porque escolhem seu produto vs o produto concorrente.

Veja um exemplo de um teste de concorrência

Aqui um exemplo completo de um resultado de um teste de concorrência feito na plataforma Testaisso entre duas lojas virtuais ou assista o vídeo abaixo:

Como vocês podem ver no vídeo acima, a quantidade de insights de um único participante é substancial. Imagina os insights de 5 ou 10 pessoas! Você pode estar perdendo uma venda agora pela simples falta de uma informação chave na descrição do produto. Algo muito fácil de resolver.

Veja no exemplo abaixo como é fácil alguém desistir de uma compra.

"Não há especialista de usabilidade, gênio de marketing ou designer de grande agência que vai conseguir apontar a falta de um elemento na descrição de um produto. Somente perguntando para o consumidor, é que descobrimos o motivo da desistência da compra."

Em outras palavras, o teste de concorrência é como se fosse um teste a/b na concorrência. No teste a/b tradicional, testamos variações da sua loja virtual. No teste de concorrência conseguimos testar seus produtos com os produtos do concorrente. E o melhor, sob o ponto de vista de quem compra e não sobre a interpretação de profissionais de usabilidade que não entendem do produto que você vende.

Você pode aumentar a conversão do seu site em 10x com um teste a/b e mesmo assim continuar perdendo mercado para concorrentes com melhores ofertas.

Conclusão

Lembre-se, quando as pessoas estão pesquisando pelo seu produto online, eles estão procurando uma razão para desqualificar sua oferta. Se você quiser ter certeza de que seu produto ou serviço é a opção mais atraente, você precisa entender o cenário competitivo através dos olhos de seu cliente. Essa técnica pode trazer insights que podem rentabilizar seu negócio com pouco esforço.

O teste de concorrência também é conhecido como avaliação de benchmarking.

Se precisar de ajuda com seu teste de concorrência, abra uma conta no Testaisso e receba os resultados do seu teste de concorrência em poucas horas.

Vamos começar?

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