A importância do teste de concorrência no e-commerce

Nos dias de hoje, as pessoas valorizam muito a experiência de compra e não somente o preço do seu produto. Se não estão felizes por qualquer motivo, a concorrência está a um clique de distância.

Nesse post vamos conversar sobre a jornada do consumidor, como ela é importante para entender seus clientes e porque o teste de concorrência é fundamental para aumentar as  suas vendas.

Começamos com a jornada do consumidor

Crédito da imagem: galateia.com.br

Resumidamente, a jornada do consumidor é o processo entre a descoberta da necessidade de comprar um certo produto até a finalização da compra. As pessoas quando compram, já sabem que você tem o melhor produto. Isso porque elas já pesquisaram sobre o produto, já pediram opiniões dos amigos e estudaram os concorrentes. Quando você perde uma venda, pode se assumir que você não tem a melhor oferta. Mas eu tenho o melhor preço na internet e ofereço frete grátis, por que não estou vendendo? A resposta pode estar no teste de concorrência.

No teste de concorrência, colocamos usuários anônimos dentro do seu público alvo para testar sua loja com seus principais concorrentes. O objetivo dessa técnica tem como descobrir:

  1. O que gostam/não gostam nos concorrentes.
  2. Como percebem a sua marca vs marcas concorrentes.
  3. O que a concorrência faz de melhor ou pior.
  4. Qual empresa é a favorita e o mais importante: por quê.
  5. Como interagem com seu site vs sites concorrentes.
  6. E talvez a mais importante, porque escolhem seu produto ou o produto concorrente.

Veja um exemplo de um teste de concorrência

Aqui um exemplo completo de um resultado de um teste de concorrência entre duas lojas virtuais ou assista o vídeo abaixo:

Como vocês podem ver no vídeo acima, a quantidade de insights de um único participante é substancial. Imagina os insights de 5 ou 10 pessoas! Você pode estar perdendo uma venda agora pela simples falta de uma informação chave na descrição do produto. Algo muito fácil de resolver.

Em outras palavras, o teste de concorrência é como se fosse um teste a/b na concorrência. No teste a/b tradicional, testamos variações da sua própria loja virtual. No teste de concorrência conseguimos testar variações de suas ofertas com as ofertas dos concorrentes. E o melhor, sob o ponto de vista de quem compra e não sobre a interpretação de profissionais de usabilidade que não entendem do produto que você vende.

Conclusão

Lembre-se, quando as pessoas estão pesquisando pelo seu produto online, eles estão procurando uma razão para desqualificar sua oferta. Se você quiser ter certeza de que seu produto ou serviço é a opção mais atraente, você precisa entender o cenário competitivo através dos olhos de seu cliente. Essa técnica pode trazer insights que podem rentabilizar seu negócio com pouco esforço.

O teste de concorrência também é conhecido como benchmark testing.

Se precisar de ajuda com seu teste de concorrência, abra uma conta no Testaisso e receba os resultados do seu teste de concorrência em poucas horas.