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Você sabe em que posição a sua empresa está diante da concorrência?

Nos dias de hoje, as pessoas valorizam muito a experiência de compra e não somente o preço do seu produto. Se não estão felizes por qualquer motivo, a concorrência está a um clique de distância. Somente estudando a experiência desses usuários é que podemos descobrir por que não estão satisfeitos e responder perguntas como:

  1. O que gostam/não gostam nos concorrentes?
  2. Como percebem a sua marca vs marcas concorrentes?
  3. O que a concorrência faz de melhor ou pior?
  4. Qual empresa é a favorita e o mais importante: por quê?
  5. Como interagem com seu site vs sites concorrentes?

Nesse post, vamos mostrar algumas maneiras para você testar a concorrência e melhorar sua posição no mercado.

1. Teste uma parte específica do seu site contra um concorrente

Faça os usuários testarem uma parte específica do site da sua empresa. Quando concluírem a tarefa, peça para eles dizerem qual foi a melhor experiência e por quê.

Você pode executar este teste em qualquer parte do seu site, incluindo:

  • Páginas de preços
  • Páginas de destino
  • Carrinhos de compras
  • Processos de onboarding
  • A primeira impressão da sua página inicial
  • Qualquer página com uma proposta de valor

Exemplo:

Se você gerencia um site de e-commerce, peça para os participantes fazerem um checkout. Em seguida, peça que testem o processo de checkout do concorrente. Pergunte a eles qual é o melhor e por quê.

Veja um exemplo completo de um resultado de um teste de usabilidade remoto entre duas lojas virtuais ou assista o vídeo abaixo:

2. Teste um concorrente com outro concorrente.

Este teste é quase idêntico ao anterior, mas ao invéz de testar sua empresa contra seu concorrente, teste o concorrente A e o concorrente B. Isto lhe dará insights sobre o que os usuários gostam e não gostam sobre a sua concorrência, o que eles preferem e por quê.

Exemplo:

Se você é uma empresa de SaaS, peça aos participantes do teste para criar uma conta e passarem pelo processo de onboarding do concorrente A. Em seguida, peça para que eles criarem uma conta no site do concorrente B. Pergunte a eles qual é o melhor e por quê.

3. Compare seu app ou site móvel com o concorrente.

Otimizar seu site para celular é mais importante do que nunca, não só pelo crescente número de usuários, mas também pelas diversas atualizações de busca que o google faz. Este teste é semelhante aos dois testes anteriores, a única diferença é que os participantes usarão dispositivos móveis.

Exemplo:

Peça aos participantes do teste para concluírem uma tarefa em seu site móvel. Em seguida, peça para eles visitarem o site móvel do seu concorrente e completar a mesma tarefa. Pergunte a eles qual é o melhor e por quê.

4. Descubra quem são seus verdadeiros concorrentes

A maioria das empresas acreditam que sabem quem são seus concorrentes. Você provavelmente poderia citar uma lista de empresas que fazem algo semelhante. Mas é perigoso supor que seus clientes têm a mesma lista em mente. Na realidade, eles estão comparando o seu produto ou serviço com uma variedade muito maior de concorrentes do que você pensa.

Para descobrir quem realmente é a sua concorrência, elabore um teste que imite a experiência de um cliente típico. Pergunte aos participantes para fazerem a pesquisa sobre um tema específico, como fariam normalmente. Você vai encontrar concorrentes que você pode não ter pensado, e aprender como os usuários reais fazem pesquisas sobre sua indústria.

Exemplo:

Se você está no comando da experiência on-line para um hotel, faça os participantes pesquisarem em sites como o booking ou google ou que usem o site de pesquisa favorito. Peça para eles encontrarem um lugar para ficar em São Paulo.

5. Testar um conceito desenvolvido por seu concorrente

Se seu concorrente lança um novo produto, recurso ou aplicativo, teste o conceito antes de copiá-lo. Lembra quando a Submarino implementou o “faça sua oferta” em que as pessoas podiam negociar antes de comprar um produto? Foi um corre corre e todo mundo começou a copiá-los, porém esse conceito não funcionou e muitos lojistas desperdiçaram tempo e dinheiro desenvolvendo esse conceito que ninguém quis usar. Descubra se esses conceitos são úteis para os usuários da concorrência antes de implementá-los e economize dinheiro.

Exemplo:

Se você tem uma empresa de tecnologia que compete com o facebook, então teste o facebook. Descubra o que os early adopters encontram de valioso e o que os frustram. Você pode satisfazer as necessidades do mercado e criar uma experiência mais agradável ao implementar essas idéias em seu próprio processo de design.

6. Teste empresas semelhantes a sua

Você também pode aprender muito com as empresas que são semelhantes a sua.

Exemplo:

Se você é o gerente de marketing digital para um serviço de entrega de comida online, tente testar uma empresa de entrega de flores online. Embora a entrega da flor não é tão sensível ao tempo, testando a experiência dessa loja lhe dará um monte de dados qualitativos para melhorar o site da sua empresa.

Conclusão

Lembre-se, quando as pessoas estão fazendo pesquisas on-line, eles estão procurando uma razão para desqualificar sua oferta. Se você quiser ter certeza de que seu produto ou serviço é a opção mais atraente, você precisa ver o cenário competitivo através dos olhos de seu cliente.

Abaixo, seguem algumas dicas para melhorar o desempenho dos seus testes de concorrência:

  • O Testaisso já conta com um modelo de teste de concorrência. Basta entrar na sua conta e elaborar um teste de usabilidade.
  • Comece o teste com metade dos participantes no site A e outra metade no site B.
  • Quando você elaborar seu teste, não indique qual é o seu site para não deixar os participantes influenciados.
  • Repita o teste mensalmente para acompanhar tendências e reagir ao mercado.

O teste de concorrência também é conhecido como benchmark testing.

Esse post foi adaptado do blog da Usertesting.

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