Como testar protótipos através de um teste de usabilidade remoto

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Um teste de usabilidade remoto com protótipos pode ajudar a descobrir a maneira que o produto será utilizado, validar suposições, melhorar o fluxo lógico, entender o comportamento dos usuários e traçar novos caminhos. Além disso, pode economizar muitas horas de retrabalho, pois o desenvolvimento se baseia no feedback coletado nas diversas etapas de prototipagem. A seguir exibiremos um guia prático de como fazer um teste de usabilidade com protótipos.

1) Crie um protótipo para dar aos participantes algo concreto para interagir e reagir

  • Idealmente, seu protótipo precisa possibilitar testar: layout visual, fluxo lógico e comportamento do usuário. Pode ser um protótipo de baixa,média ou alta fidelidade.
  • Melhor se permitir interatividade: objetos clicáveis, mesmo que abram páginas falsas.
  • Não use textos Lorem Ipsum: escreva algo útil, que faça o usuário entender a proposta do site, mesmo que esse texto não esteja completo ainda (pelo menos escreva qual conteúdo estará disposto ali).
  • Crie o protótipo sozinho ou através de softwares, como Lumzy (grátis) e Justinmind ($29 por mês) ou Axure ($589 ou $289).
  • Deixe claro para o participante que o que ele vai testar é um protótipo, um design, um conceito para que ele não faça comentários desnecessários sobre o protótipo.

prototipo

Lumzy

axure-proto-app

Axure

2) Crie um teste de usabilidade remoto para testar seu protótipo

  • Coloque o projeto na web para o participante acessar. Pode ser um html, doc, pdf ou qualquer documento que seja fácil de abrir na maquina do participante.
  • Defina o público alvo ideal: idade, sexo, classe social, profissão, cidade, interesses, etc
  • Crie tarefas a serem executadas pelos usuários ao interagirem com o protótipo, como:
    1. Observe a página inicial por 5 segundos e diga o que acha.
    2. Navegue brevemente pelo site para conhecê-lo. O que o site faz?
    3. Você usaria este serviço?
    4. Se clicasse em [nome do elemento] o que acha que ele faria e onde te levaria?
  • Crie perguntas para um questionário a ser respondido após a interação com o protótipo, como:
    1. O que você gostou no site?
    2. O que mudaria?
    3. Existe algo que tornou sua navegação confusa?

3) Obtenha os resultados e melhore seu protótipo

  • Receba vídeo dos participantes interagindo com o sistema.
  • Receba um questionário preenchido por eles.
  • Melhore seu sistema fazendo mudanças no protótipo, baseadas no comportamento, palavras usadas, onde clicaram e tempo médio que levaram para realizar as tarefas.

Quer saber mais:

http://thiagonasc.com/desenvolvimento-web/a-importancia-dos-prototipos-no-desenvolvimento-de-sistemas (crédito na imagem do post).

http://www.uxmatters.com/mt/archives/2012/10/tips-on-prototyping-for-usability-testing.php

http://www.usertesting.com/blog/2012/10/23/prototyping-tools-and-testing/

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