5 maneiras para entender o comportamento do usuário e converter mais

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Entender o comportamento dos seus usuários é a chave para desenvolver uma experiência agradável e compatível com o que eles esperam. É através desse entendimento que podemos responder perguntas como:

  • Quais barreiras seus usuários estão enfrentando para se engajar com seus produtos?
  • O problema que seu produto soluciona é o problema que seu cliente quer que você resolva?
  • Como suas estratégias estão influenciando o comportamento dos seus usuários?
  • Quais aspectos técnicos são mais utilizados e quais devem ser abandonados?
  • Porque seu negócio não cresce ou atinge a taxa de crescimento média do mercado?
  • Porque você não consegue diminuir chamados técnicos nos seus call centers?

Abaixo, vamos mostrar 5 maneiras de utilizar testes de usabilidade remoto para entender e conhecer seus usuários.

1. Descubra se há divergências no entendimento da sua solução entre participantes com perfis diferentes.

Será que os usuários da classe C utilizam seu produto do mesmo jeito que a classe A? Será que essas diferenças são tão grandes a ponto de causar um impacto negativo em suas conversões? Entenda essas diferenças e ajuste seus produtos de acordo com a necessidade de cada perfil. Elabore um teste de usabilidade remoto e colete feedback do seu blog, página de produtos, fluxo de compras e teste seu app.

2. Descubra o que seus compradores querem ver

Há ferramentas que dizem onde seus usuários estão abandonando seu site, mas elas não explicam porque. Somente quando observamos nossos usuários, é que podemos descobrir porque abandonam a página, não compram seu produto e deixam avaliações negativas em app stores e mídias sociais. Elabore um teste de usabilidade e avalie sua página de produto para identificar erros como, por exemplo, a descrição incompleta de uma camiseta.

3. Descubra como seus usuários chegam até você e que fontes usam

Temos que entender o raciocínio por trás das razões que fazem com que seus usuários cheguem até você, seus motivos, fontes utilizadas e o que é importante para eles. Saber como eles adquirem informação, pesquisam por produtos e tomam decisões é o caminho para ver suas vendas crescerem. Elabore um teste de usabilidade e deixe o participante a vontade para encontrar e adquirir seu produto na web.

4. Descubra como seu sistema se compara com a concorrência

Você sabe porque os usuários escolhem o produto da loja A ao invés da sua loja? Desenvolva soluções baseadas nessas experiências para que mudem de ideia e comprem com você. Escute e observe principalmente as pessoas que não se identificaram com seu produto mas compraram o da concorrência. Elabore um teste de usabilidade de concorrência pedindo para que os participantes visitem seus concorrentes e entenda como eles tomam decisões.

5. Entenda quem está abandonando seu site e porque

As vezes o usuário abandona um site por razões inexplicáveis mas é através de um teste de usabilidade que você consegue identificar essas razões. Por exemplo, nesse vídeo, o usuário está efetuando uma compra mas o botão para concluir a compra misteriosamente desaparece. Você pode achar que foi uma desistência natural quando na verdade há uma falha técnica por trás desse abandono. Elabore um teste de usabilidade e teste todo o caminho do usuário até a conclusão da compra ou assinatura do seu produto.

Conclusão

Essas técnicas fazem parte dos princípios de lean user research que basicamente significa coletar insights sobre produtos, usuários, perspectivas e habilidades das pessoas que realmente impactam seu negócio.  É através dessas técnicas que equipes de marketing e produtos descobrem problemas que impactam suas marcas e conversões.

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