Caso de Sucesso – Zoomyard.com

O Zoomyard é um marketplace onde fotógrafos e cinegrafistas se conectam e encontram clientes. O serviço lançado recentemente conta com um complexo mecanismo para profissionais subirem seus projetos e portfólios.

O Zoomyard recorreu ao Testaisso para descobrir porque a grande maioria dos profissionais que se cadastravam não subiam suas fotos e vídeos consequentemente deixando-os fora da pesquisa do site.

A tela do Google Analytics abaixo mostra de maneira clara como era baixa a conversão da página com 43% de desistências.

gnalalitics-zoomyard-antesPéssima taxa de conversão! O google analytics mostra onde o usuário deixa a página mas não diz porque. O Testaisso detectou as razões.

Com 5 usuários anônimos contratados, a equipe do Zoomyard.com solicitou que os participantes adicionassem projetos com fotos e vídeos. O resultado constatou sérios problemas de usabilidade além de diversas sugestões para a melhoria da experiência do usuário.

Vamos aos resultados:

Problemas Enfrentados

  1. No IE, usuários subiam projetos sem capa o que causava um impacto negativo no visual no site.
  2. Usuários que enviaram  fotos com acentos não estavam sendo processadas pelo site formando links quebrados.
  3. Fotos horizontais estavam sendo cortadas.
  4. Embeds do Vimeo não funcionavam.
  5. Certos tipos de imagens não subiam (como demonstrado no vídeo).

Os usuários também sugeriram algumas mudanças na linguagem e formato da página.

  1. Separação do sistema em passos ao invés de realizar todas as tarefas na mesma janela do navegador.
  2. Troca do título “Upload de Arquivos” por “Upload de Imagens”.
  3. Deixar claro que o usuário só pode subir 10 imagens por vez.
  4. Deixar claro como integrar vídeos do youtube com um exemplo de integração.
  5. Deixar claro que o usuário só pode fazer upload de imagens de até 2mb cada.

Veja como a participante interage e compromete o sistema evidenciando diversas falhas:

Os resultados não só detectaram falhas graves mas também questões de linguagem e cosméticas que comprometiam o entendimento do usuário. A taxa de conversão que era de 57% antes das melhorias pulou para 84% conforme a imagem do google analytics  e métricas internas:

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Concluindo, a página que convertia 57 pessoas a cada 100 visitas, agora converte 84. Com certeza essas mudanças terão um efeito positivo não só na geração adicional de receita mas também na redução em chamados de suporte técnico. Vale lembrar que o Google não é a única fonte de analise de conversão de uma página. O site também levou em conta suas próprias métricas.

Jose Figueiredo, Co-founder do Zoomyard deixou seu depoimento:

“A principio, não sabia o que esperar da ferramenta, mas pude constatar que o Testaisso se trata de uma ferramenta indispensável para detectar problemas e aprimorar nosso sistema. Agora, temos uma visão mais apurada dos recursos que nossos clientes querem poupando tempo e custos com desenvolvimento.”

Veja como a tela ficou já com as alterações efetuadas.

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O que você está fazendo para aumentar a conversão do seu site?

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