O que podemos descobrir com um teste de usabilidade

Fizemos um teste de usabilidade remoto com diversos usuários para saber qual loja virtual entre Ponto Frio, Casas Bahia, Magazine Luíza e Camicado possui a melhor maneira de encontrar uma loja física. Abaixo analisamos o resultado de uma participante de 23 anos.

Objetivo do teste 

Você acabou de se mudar para o bairro da Bela Vista em São Paulo cujo cep é 01308-020 e precisa comprar produtos para seu novo lar. Seu amigo recomendou algumas lojas para você conhecer e você precisa descobrir qual loja fica mais próxima de você.

Tarefas (o que os testadores realizaram durante o teste)

  1. Vá para o site http://www.pontofrio.com.br/ e procure pela loja física mais próxima de você.
  2. Vá para o site http://www.magazineluiza.com.br/ e procure pela loja física mais próxima de você.
  3. Vá para o site http://www.casasbahia.com.br/ e procure pela loja física mais próxima de você.
  4. Vá para o site http://www.camicado.com.br/ e procure pela loja física mais próxima de você.

Vamos aos resultados:

Primeiro vamos analisar o vídeo da participante:

Já no vídeo podemos observar alguns problemas e sugestões. Veja abaixo alguns pontos descobertos durante a analise do vídeo.

Ponto Frio:

  1. O participante aperta o botão OK mas a página não rola para baixo. O participante tem que adivinhar que os resultados estão abaixo.
  2. Possui muitas lojas e zoom muito distante das mesmas.
  3. Falta o link das lojas físicas na parte superior do site dificultando o acesso.
  4. O sistema trava na busca anterior quando uma nova busca é feita.
  5. O sistema poderia reconhecer o estado automaticamente.
  6. Falta lista de endereços simplificada.
  7. Participante fica confusa e não sabe onde inserir o CEP.

Magazine Luiza:

  1. Link bem visível na parte superior e inferior do site.
  2. Não tem botão para voltar após uma busca.
  3. Selecionada como a melhor pela participante.

Casas Bahia:

  1. Demorado (irrelevante ao não ser que todos os usuários enfrentem o mesmo problema)
  2. Link somente na parte inferior.
  3. Mapa poderia dar zoom mais perto das lojas.

Camicado:

  1. Link facilmente encontrado.
  2. Lista simples dificulta encontrar uma loja próxima.

Vamos as respostas por escrito da participante 

1. Qual loja possuiu o melhor sistema de localização de lojas físicas? Porque?

Magazine Luíza  mas com falhas. É o melhor, pois é o mais rápido e com resultados mais claros, que é o importa para que está fazendo a busca. Mas também é falho no caso de eu saber um bairro ou um cep e ele me retornar um resultado mais direcionado.

2. Qual loja possuiu o pior sistema de localização de lojas físicas? Porque?

O Ponto Frio, pois ele não dá foco nos resultados e eu não consigo visualizar se a busca acabou ou não e além disso eu não conseguido fazer uma segunda busca, o resultado fica preso na primeira.

3. Qual site transmitir maior credibilidade para você efetuar uma compra online? Porque?

Em credibilidade Magazine Luíza e Ponto Frio se destacam, talvez também pelo nome conhecido, mas ambos seguem o padrão de lojas virtuais de itens domésticos e isso facilita para o consumidor, logo transmite credibilidade.

Conclusão

Esse post tem como objetivo demonstrar o potencial de um teste de usabilidade remoto. Através desse exemplo, podemos observar uma série de problemas que podem ser resolvidos facilmente para melhorar a experiência do usuário. Vale lembrar que a realização de apenas um teste não é recomendada pois não podemos levar em conta a opinião de apenas um participante. O ideal é realizar um teste com diversos participantes dependendo da complexabilidade do sistema até que o número de problemas e sugestões comecem a se repetir.

 

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